ENLOUQUECEU GOVERNANDO

Delfim Moreira da Costa Ribeiro nasceu em Santa Rita do Sapucaí, em 1º de julho de 1920. Foi o 8º vice-presidente brasileiro entre 15 de novembro de 1918, até seu falecimento, em 28 de julho de 1919. Assumiu a presidência da República, quando o presidente eleito Epitácio Pessoa (derrotou Ruy Barbosa), aguardando o dia da posse, participou de importante Conferência em Paris.

Retornando, Epitácio assumiu a presidência, que ganhou nas urnas viciadas daquele tempo (melhorou alguma coisa de lá para cá?) e Delfim volta à vice-presidência. Garantindo, porém, o galardão de ter sido, além de 8º vice-presidente, o 10º presidente da República.

Curiosidade: Delfim Moreira e almirante Augusto Rademaker, presidente da Junta Militar que substituiu o falecido ditador Costa e Silva (no dizer do dr. Ulisses Guimarães, o almirante foi um dos três patetas da Junta que oprimiu cruelmente os brasileiros) são os únicos a ocupar a presidência antes da vice.

Nota triste: Delfim foi vítima de arteriosclerose precoce e o gestor, de fato, passou a ser o Ministro Afrânio de Mello Franco. Delfim Moreira enlouqueceu em pleno exercício do poder. Não falarei aqui de Jânio Quadros e nem de Lula, que são muito conhecidos de todos nós.

Posts recomendados