Zona Franca de Manaus

A Zona Franca de Manaus completa hoje 56 anos de valiosas atividades. Devemos homenageá-la e expor ao Brasil o valor que ela tem e ele finge não saber.

A ZFM nasceu de ideia do amazonense Arthur Amorim a Roberto Campos, à época Mininistro de Planejamento do Presidente Castelo Branco. A sugestão foi aceita e virou realidade: desenvolver região subdesenvolvida e ocupar fronteiras através de militares e famílias que reduziriam o vazio demográfico do Amazonas.

Diferentemente de SUDAM e SUDENE, a ZFM firmou-se como o mais exitoso modelo de desenvolvimento regional já visto no Brasil.

Ela prevê concorrência; as outras não. Padece, sim, de intromissões políticas; as outras fracassaram por não terem mecanismos de defesa contra politiquice e negociatas.

A ZFM devolve ao Brasil mais do que recebe a título de incentivos fiscais. E paga mais impostos federais que os estados das Amazônias Ocidental e Oriental juntos.

A ZFM garante, por via direta e indireta, praticamente todos os empregos gerados pelo comércio, pela construção civil, pelos serviços, pelo setor primário. E É RESPONSÁVEL PELA PRESERVAÇÃO DE 95% DA FLORESTA QUE COBRE O TERRITÓRIO AMAZONENSE.

Esta senhora, que completa 56 anos, ofereceu tempo político e econômico para governos, que com ela lidaram, criarem novas economias. Não para substituí-la, mas para a ela juntarem recursos e boas possibilidades.

Infelizmente, nenhum governo realizou nada de substantivo nesse campo. Ficaram todos nos limites da propaganda e da mesmice.

A senhora aniversariante sofre por lutar sozinha. Ela aniversaria em crise. Mais até que dos incentivos fiscais, ela precisa de investimentos expressivos em portos, aeroportos, hidrovias, telefonia celular, internet, formação de mão de obra, adensamento de capital intelectual, pesquisas abundantes em ciência e tecnologia, em novos polos (drones por exemplo) que substituirão os que forem saindo de cena.

Parabéns e vida longa. A senhora resiste a mil ataques, para alimentar nossa gente e criar possibilidades positivas para o Amazonas.

A ZFM merece ser reconhecida como inciativa que beneficia Amazonas e Brasil, da produção à proteção da floresta, dos rios majestosos às ricas e exuberantes fauna e flora que dela derivam e dependem.

Conte comigo sempre!

Posts recomendados

Nenhum comentário ainda, adicione sua voz abaixo!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *