NETO DE PEIXE, PEIXINHO É

O respeitado Central Banking Institute é especializado em avaliar o desempenho dos Bancos Centrais de todo o planeta. Muito bem equipado tecnologicamente e muito bem servido por seu capital intelectual de excelência, cumpre papel relevante na economia global.

Acaba de premiar o Banco Central do Brasil, autônomo, presidido pelo muito competente economista Roberto Campos Neto que, na primeira metade do seu mandato, promoveu verdadeira revolução na gestão do BACEN, dotando-os de instrumentos que atualizaram o complexo manejo de uma sofisticada máquina administrativa como é, de fato, a do banco dos bancos brasileiros.

O prêmio veio também pela acuidade econômica de Roberto Campos Neto, administrando de modo eficaz os mais de US$330 bilhões correspondentes às reservas cambiais do país.

Fico orgulhoso com essa premiação de efetiva qualidade. Afinal, lutei anos e anos para aprovar meu projeto e, infelizmente, o PT obstaculizou, desde o início, a tramitação de matéria essencial para o amadurecimento de nossa economia. Quando saí do Senado, passei o projeto a um senador eleito em 2018, que prontamente o apresentou, e falei com o ministro Paulo Guedes, que logo começou a trabalhar base parlamentar para aprovação de uma inovação que se fazia muito necessária para a economia brasileira.

Roberto Campos Neto, o nome já diz, é neto do diplomata Roberto Campos, embaixador em Londres e Washington, ministro do Planejamento, deputado federal, senador, escritor, palestrante, polemista e notabilíssimo economista.

Roberto Campos, avô, meu amigo pessoal próximo e querido. Muito aprendi, convivendo com sua sabedoria profunda e sua inteligência, não raro, irônica e inesquecível.

É como diz o povo: a fruta não cai longe do pé. Parabéns a Roberto Campos Neto, que acabou de mostrar como seria estulto um governante inventar pretextos nanicos para fazer o Banco Central retroceder ao século XX.

Arthur Virgílio Neto

Posts recomendados